Paintball é um esporte que está crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo.
Uma brincadeira com cara de coisa séria, envolve muita drenalina, emoção, companheirismo, trabalho em equipe e auto-controle.
Dentro de suas modalidades, ele pode ser uma recreação para a família, um esporte competitivo para jogadores e até mesmo utilizado em treinamentos de guerra.
Contamos com estrutura completa para a prática do esporte, venha conferir.
O Paintball teve seu início nos Estados Unidos, sendo utilizado como ferramenta para madeireiros e pecuaristas na marcação das árvores para o corte e dos gados. Teve como início na atividade esportiva em 1981, também nos Estados Unidos, através de uma "guerra" entre 3 amigos, onde o objetivo era resgatar uma bandeira em uma mata no modo "cada um por sí". Através deste primeiro combate o esporte começou a ganhar interessados. Estas ferramentas de trabalho deram início ao que conhecemos hoje, ganhando adeptos em todo o mundo.
O primeiro jogo de paintball reconhecido no Brasil foi na década de 90, já com materiais de proteção equipamentos mais desenvolvidos.
Existem três tipos básicos de jogos de paintball: SPEED, CENÁRIO e REAL ACTION.
SPEED: A modalidade mais competitiva, consiste em equipes de 5 jogadores que possuem quantidade de bolinhas livres ou limitadas, com maior cadência de disparo (até 10 bolinhas por segundo) e utiliza-se um campo metrado, com obstáculos infláveis, juízes e equipamento de acionamento para iniciar e finalizar a partida por tempo ou objetivo conquistado. Existem campeonatos no Brasil e campeonatos Internacionais, com jogadores profissionais que vivem do esporte e seus patrocinadores.
CENÁRIO: Esta modalidade geralmente é encontrada em campos comerciais, voltado ao lado recreativo do esporte, podendo ainda existir campeonatos. O uso de equipamentos e quantidade de bolinhas geralmente é livre, podendo ser combinado na hora dos jogos. As dimensões do campo e obstáculos são livres, podendo ser utilizados quaisquer barreiras a disposição. As regras e objetivos podem ser os mais diversos, desde o mata-mata, capture a bandeira, eliminação, desarme a bomba, entre outros. Os jogadores podem ser experientes ou iniciantes, a quantidade de jogadores também pode variar de acordo com o local.
REAL ACTION: Também chamado de MILSIM (abreviação para Militar Simulation) é uma modalidade parecida com o cenário mas, mas que busca uma proximidade quase teatral com a realidade, requerendo o uso de equipamentos simulacros (que simulam armas reais) e um compêndio de regras mais extenso. Dentre os principais diferenciais do RA, podemos destacar uma maior complexidade da missão, períodos de jogos mais extensos, limitação de munição (30 unidades por recarga), número limitado de recargas, presença de personagens (Capitães, snipers, sam (jogador com munição de 150 unidades), médicos, armeiros e engenheiros).
Para realização de jogos de RA e cenário, é costumeiro usar-se fábricas abandonadas, escolas desativadas, áreas de mata, prédios em construção, clubes desativados - tudo com a devida permissão dos proprietários.
Equipamentos adicionais (não obrigatórios) desta modalidade incluem: granadas de tinta, pistolas de paintball, rádio comunicadores, laringofones, capacetes táticos, camuflagem, lanterna, binóculos, escudos de paintball, minas terrestres de paintball, carregadores extras, bipés e tripés, arco e flecha (de paintball), fardas e afins.
Base12 Paintball Speed em Santa Catarina, Bravo Paintball
Base12 Paintball Speed em Santa Catarina, Bravo Paintball
Base12 Paintball Speed em Santa Catarina, Bravo Paintball
Base12 Paintball Speed em Santa Catarina, Bravo Paintball
Jogo aberto no campo Base12 Paintball em Curitiba - Cenário
Campeonato de Paintball Tático em Curitiba, Base12 Paintball
Jogo noturno comercial (locação) no campo Base12 Paintball
Jogo aberto no campo Base12 Paintball em Curitiba - Cenário
Integrantes da equipe Phoenix Paintball Milsim de Curitiba e amigos